Sabemos que o transporte de produtos e materiais realizados por correias transportadoras é imbatível, pois permite a movimentação da carga em várias etapas ao longo da produção. Por isso é escolha certa dos mais diversos setores da indústria, como mineração, reciclagem e agro.
Sua vida útil pode variar bastante, dependendo de uma serie de fatores como: material transportado, peso, tipo de indústria, características de produção e principalmente da manutenção periódica do equipamento. Alguns estudos mostram a variação de 3 a 40 meses de durabilidade na vida útil do equipamento. Essa variação se dá justamente pelo tipo de material que a transportadora carrega.
Temos que ressaltar que a vida útil pode variar ainda mais, dependendo da temperatura onde o equipamento opera ou se precisa ser resistente a produtos químicos. Em linha gerais, a troca média ocorre no intervalo de 1 a 2 anos de operação.
Enfim, a durabilidade da correia transportadora na sua operação vai depender de boas práticas de operação e manutenção preventiva, mantendo a limpeza periódica do equipamento, alinhamento, desligamento correto e principalmente, respeitando as especificações do equipamento quanto ao peso transportado e a velocidade aplicada.
Para maiores informações e dicas, entre em contato com nossa equipe de especialistas.